Publicado dia

O que é Glaucoma?

Categoria: ,

O Glaucoma é uma doença causada pela lesão do nervo óptico devida a um aumento na pressão do líquido que se encontra no interior do olho (pressão intraocular – PIO). E quem pode desenvolver Glaucoma? De acordo com pesquisas médicas, qualquer pessoa pode desenvolver o glaucoma. No entanto, existe maior risco para os seguintes casos:

• Pessoas com idade acima de 40 anos;
  • Antecedentes de glaucoma na família;
  • PIO elevada;
  • Negros;
  • Miopia de alto grau;
  • Uso crônico de corticoides;
  • Trauma ocular prévio.

Se você se enquadra em algum desses casos, procure um oftalmologista a fim de submeter-se a exames oculares regularmente. A detecção e o tratamento precoce do glaucoma podem retardar a progressão da doença e impedir a evolução.

QUAIS OS SINTOMAS DO GLAUCOMA?

Geralmente o glaucoma é assintomático, por isso a grande importância em sua detecção precoce. A perda gradual da visão periférica (visão tubular) é um estágio mais avançado e é irreversível, devido a lesão do nervo óptico.

Resultado de imagem para estágios glaucoma"

POR QUE A PIO É TÃO IMPORTANTE?

O controle da PIO é importante pois sua elevação é o maior fator de risco para o desenvolvimento da lesão do nervo óptico. Sabe-se que a PIO está elevada ou não por meio de um exame chamado tonometria. Existe um líquido interno que circula na porção anterior do olho, chamado de humor aquoso. Quando a drenagem deste líquido é prejudicada, ocorre uma elevação na pressão dentro do olho.

Quando detectado no início, o tratamento do Glaucoma pode ser efetivo. Existem vários medicamentos que propiciam a diminuição da PIO, evitando assim a progressão da doença. Somente o oftalmologista poderá indicar o medicamento correto para seu tratamento.

A principal finalidade do uso de medicamentos é reduzir a pressão intraocular, seja para diminuir a produção do humor aquoso, seja para aumentar a saída deste líquido do olho. Dessa forma haverá proteção do nervo óptico e, em consequência, a manutenção da visão do paciente.

CUIDADOS E RECOMENDAÇÕES NO TRATAMENTO DO GLAUCOMA:

– Use os medicamentos de acordo com a orientação do seu oftalmologista.
– Quando usar o medicamento, não toque a ponta do frasco do colírio nas pálpebras ou no olho, para
evitar a contaminação do remédio.
– Para que o efeito do remédio seja maior e fique restrito ao olho, comprima o canto dos olhos (próximo ao nariz) após pingar o colírio e/ou mantenha os olhos fechados suavemente durante três minutos.
– Procure adaptar o horário do medicamento prescrito pelo médico a sua rotina diária, pois assim não esquecerá a hora de usar o colírio.
– Não pare de usar a medicação sem ordem de seu médico.
– Comunique seu médico se qualquer efeito colateral ocorrer durante o uso da medicação antiglaucomatosa.
– Compareça periodicamente as consultas marcadas.
– Recomende a todos os adultos da família portadora de glaucoma, inclusive primos e tios, que façam exames oftalmológicos periódicos, pois já sabemos que o glaucoma é uma doença hereditária.