Publicado dia

Saiba mais sobre Ceratocone

Categoria:

Quando se recebe o diagnóstico de Ceratocone, a primeira impressão é que há uma bomba-relógio pronta para explodir nos olhos. Ceratocone é uma doença ectásica da Córnea. Porém, vamos ao início: o que é ectásica e o que é córnea?

Córnea e a estrutura transparente do olho onde primeiro se passa a luz. Pense que é como se fosse o vidro do relógio, tem aproximadamente 45° de curvatura, portanto é extremamente importante para o olho. Ectasia é a projeção da região central em relação à periferia da córnea, ou seja, o grande problema no Ceratocone é o aumento do poder da córnea de uma forma irregular.

Resultado de imagem para ceratocone"

Trata-se de uma doença degenerativa da córnea. Ela provoca a deformação, aumentando sua curvatura e tornando-a mais fina e com formato de cone – por isso o nome da doença. Geralmente, a patologia surge por volta dos 13-15 anos, e os sintomas mais comuns são dificuldade para enxergar, sensibilidade à luz e distorção de imagens.

Antigamente se considerava o Ceratocone como uma doença rara, acometendo 1 a cada 2.000 pessoas. Porém, estudos recentes mostram que a incidência pode chegar 1 a cada 400 pessoas em alguns lugares do mundo. No Brasil, a estimativa é de 1 caso a cada 1000 pessoas. Normalmente, a doença tem início na adolescência, sendo que, quanto mais precoce for o diagnóstico, mais cedo podemos iniciar o tratamento e evitar a progressão da doença.

Quando diagnosticamos um paciente com ceratocone, uma das coisas mais importantes é avaliar sua progressão. A Clínica Tojar disponibiliza a mais moderna tecnologia em exames para avaliar o grau de adoecimento do olho. Nossa equipe é altamente especializada no tratamento de Ceratocone e somos uma das únicas clínicas oftalmológicas credenciadas para realizar o transplante de córnea.

Cuide da saúde dos seus olhos com a Clínica Tojar! 👁️👁️